Cozinha Show traz pratos regionalizados na Ficc 2017

A gastronomia regional será um dos destaques da 5a Feira da Indústria e Comércio de Cacoal (Ficc). Nesta edição a Cozinha Show será comandada pelo cheff Manoel Evangelista, que traz no currículo a elaboração de pratos oficiais A Cozinha Show integra a programação da Ficc 2017 que acontece de quinta-feira (5) a sábado (7). “Vamos trabalhar na Cozinha Show com produtos regionais. A ideia é fomentar a utilização desses ingredientes na preparação dos pratos, pois sabemos que muitas pessoas desconhecem que determinados produtos possam ser utilizados em receitas e é esse o desafio: o descobrir novos sabores, que queremos despertar nas pessoas” disse o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Cacoal), Tiago Brollo.

O Cheff Manoel atua desde 1996 e há 11 anos ministrando cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Manoel Evangelista ensina seus alunos a prepararem pratos da cozinha brasileira e internacional, e ainda possui um laboratório próprio. “Ainda em 2017 pretendo escrever um livro sobre molhos regionais, que é uma das minhas paixões”, afirmou o cheff. Rondônia já é um estado explorado por Manoel, que reside em Porto Velho, onde já teve a oportunidade de participar de projetos voltados a gastronomia, como na elaboração do Pirarucu Rondon, que atualmente é reconhecido como prato oficial de Porto Velho.“Esse prato foi elaborado através da união de conhecimento de alguns cozinheiros da capital, que foram coordenados tecnicamente pelo Senac”, contou. Além disso, Manoel também coordenou em 2016, o treinamento de chefs de Porto Velho e Vilhena na preparação do Pirarucu Rondon, apresentado durante a 1ª Mostra Gastronômica destas cidades e incluído no cardápio dos restaurantes participantes.

A Cozinha Show trabalhará um formato de oficina no mesmo espaço onde acontecerá a FICC de 5 a 7 de outubro, na parte interna da Millenium. Os interessados poderão se inscrever no local para aprender técnicas sobre o

cardápio que será composto por Filé de Pirarucu Grelhado, Filé de Tambaqui Grelhado e Pirarucu Rondon com ingredientes regionais como castanha, tucumã, açaí, banana da terra entre outros.

CONFIRA O CARDÁPIO PARA A AULA SHOW

05 de outubro:

Filé de Pirarucu Grelhado (fumaça em pó) Crosta de castanha; Molho de tucumã; Arroz de açaí.

06 de outubro:

Filé de Tambaqui Grelhado ou assado – Molho campanha de leite de coco; Puré de banana da terra; Farofa de castanha.

07 de outubro:

Pirarucu Rondon – Filé de pirarucu grelhado; Medalhão de mandioca; Jambu refogado; Molho tucupi; Banana frita.
Fonte: Assessoria