Desenvolvimento do turismo é tema de palestra em feira de Cacoal, RO

O turismo como fator de desenvolvimento econômico e social foi o tema de uma palestra realizada neste sábado (7), em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. O evento faz parte da programação da 1º Feira da Indústria e Turismo de Rondônia (Fitur), que é realizada junto à Feira da Indústria e Comércio de Cacoal (Ficc).

Conforme o superintendente estadual de Turismo Júlio Olivar, o evento teve por objetivo mostrar para os empresários as diversas formas de promover o turismo.

“A gente trabalha o turismo como fomentador do desenvolvimento econômico e social. Precisamos conscientizar o empresário sobre o filão a ser explorado no setor em Rondônia, principalmente em Cacoal, que é uma cidade pólo com o segundo maior aeroporto do estado. Além dos turistas que vêm para a cidade, têm aqueles que passam com destino ao Vale do Guaporé”, revela.

A artística plástica Valéria Totti pretende abrir um empreendimento voltado para o turismo rural e ecológico e participou da palestra em busca de informações sobre mecanismos que possam fazer do negócio autosustentavel.

“Sempre fui ligada ao desenvolvimento por meio do turismo. Há algum tempo estou desenvolvendo um projeto para montar um empreendimento em uma fazenda que tenho em Presidente Médici (RO). Porém, preciso me municiar de conhecimentos sobre o tipo de turista que vou atender, o que será oferecido a ele, a forma de investimento e estratégias, entre outras informações”, diz.

Segundo Júlio Olivar, Cacoal foi escolhida para sediar a Fitur por ser uma cidade bem localizada geograficamente e por ser um dos principais destinos turísticos do interior de Rondônia.

“A nossa intenção é promover diálogos com as diversas categorias que compõem o universo turístico em Rondônia e vários setores da economia, principalmente aqui em Cacoal”, relata.

Durante a feira, que se encerra na noite deste sábado, está sendo apresentado o Novo Mapa do Turismo Brasileiro, do qual fazem parte 22 municípios rondonienses, aprovados pelo Ministério do Turismo.

O encontro foi prestigiado por empresários, autoridades políticas e artistas da região

Fonte: G1