Festival gastronômico compõe calendário do mês de aniversário de Cacoal

A 13ª edição do Festival Gastronômico Cacoal Sabor será aberta na noite desta segunda-feira (6). O evento culinário já faz parte do calendário de aniversário de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, celebrado no dia 26 de novembro. Durante a abertura do festival, convidados, clientes sorteados e empresários poderão degustar 13 pratos preparados exclusivamente por chefes de cozinha dos restaurantes participantes.

Os pratos estarão no menu dos estabelecimentos participantes de 6 a 30 de novembro.

O lançamento do festival foi realizado durante a Feira de Indústria e Comércio de Cacoal (Ficc), no dia 5 de outubro. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Centro Sul de Rondônia, Tiago Brollo, nesse ano o diferencial do festival é que os próprios chefes tiveram que preparar seus pratos exclusivos.

“Nos anos anteriores, trouxemos chefes de fora para dar consultoria e ajudar os chefes de Cacoal na preparação dos pratos. Nesta edição, inovamos, deixando que os próprios chefes mostrassem o que aprenderam no decorrer desses anos, preparando seus próprios pratos culinários”, explicou Tiago.

Porém, na preparação, os ingredientes regionais continuam sendo obrigatórios, como jambu, tucumã, café, araçá-boi e peixes.

“Os chefes nos surpreenderam na preparação dos pratos, são vários ingredientes regionais que estão sendo utilizados na preparação dos pratos. Nosso objetivo é mostrar nossa regionalidade e que nossa gastronomia local também pode surpreender”, destacou.

A abertura do Cacoal Sabor será na Millenium, a partir das 19h30. A expectativa dos organizadores é que mais de 100 pessoas participam do jantar de degustação dos pratos.

Fonte: G1