Unidade de saúde terá atendimento noturno para homens nesta quinta, 30, em Cacoal

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Habitar Brasil, em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, oferecerá na quinta-feira (30) atendimentos noturnos para o público masculino. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a prevenção e combate ao câncer em homens. Entre os atendimentos oferecidos estão consultas médicas, testes rápidos, exame de PSA e atualização do cartão de vacina.

De acordo com a gerente da unidade saúde Edegmar Oliveira, a ação tem por objetivo atender homens do bairro e das áreas vizinhas, que não participaram de outras campanhas durante o mês.

“Como nossa unidade foi inaugurada recentemente, muitos homens da região não tiveram a oportunidade de realizar os exames preventivos. Escolhemos o período da noite para contemplar as pessoas que trabalham e não têm tempo de procurar a unidade saúde durante o dia”, aponta.

Além do exame de PSA usado para detectar o câncer de próstata, serão oferecidas consultas médicas com clínico geral, testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e atualização do cartão de vacina.

“Esses exames são preventivos, caso o resultado apresente alteração, o paciente é convocado para dar início ao tratamento e quanto mais cedo se descobre a doença maiores são as chances de cura”, revela.

O atendimento iniciará às 18h e será aberto a homens de todas as idades. Os interessados precisam levar documentos pessoais, cartão do SUS e de vacina, caso tenha e queira atualizar as vacinas. A unidade saúde está localizada na Rua Benício José Pinto, nº 2605, em frente ao campo de futebol.

Fonte: G1