Gastronomia: Fernando Von Noble é embaixador

O chef de cozinha Fernando Von Noble, de Cacoal, foi eleito no começo do mês de março, como embaixador da gastronomia e melhor chef de cozinha de Rondônia de 2017. Fernando já é considerado referência na área, conquistando o Prêmio Dólmã 2018, na categoria estadual. De acordo com Fernando, independente do ganhador, esse prêmio promove o intercâmbio entre os profissionais da cozinha de todo o Brasil.

Fernando contou que mais de 100 chefs de cozinha concorreram ao prêmio Dólma, que é um dos principais promovidos na área da gastronomia, sendo dividido em duas etapas, categoria estadual e nacional. Sendo que na primeira é escolhido um chef por Estado e na segunda é premiado um chef nacional.

Na segunda etapa, Fernando concorreu com cinco chefs e foi vencedor. Esse foi o terceiro ano consecutivo que o chef concorre ao prêmio, representando Rondônia. “Fiquei muito feliz com a vitória, mas independente disso é muito bom a interação entre os profissionais da cozinha, desse evento que é considerado o maior da categoria”, disse Von Noble.

A escolha foi anunciada em um cerimônia realizada em Fortaleza (CE) no primeiro dia deste mês, sendo escolhido como o embaixador da gastronomia.

Além de comandar um bistrô há seis anos, Fernando também tem um livro publicado no ano de 2013. Seu primeiro livro. ‘A Marca das Três Rãs’ relata nas suas 94 páginas curiosidades sobre a evolução da comida.

O chef conta que para fazer a obra, precisou pesquisar sobre a evolução da comida. “Quando me dei conta já tinha tanto conteúdo sobre o assunto, que não tive coragem de desperdiçar as informações e resolvi compartilhar”, contou Fernando afirmando, que pegou os conteúdos e colocou em uma linha histórica para fazer a edição do livro.

Habilidades

Fernando é formado em gastronomia, com especialização em comidas orientais. Está em Cacoal há oito anos onde é proprietário de um bistrô. Em seu livro relata histórias curiosidades desde a época pré-histórica.

Fonte: Diário da Amazônia