Umam celebra aniversário de 20 anos com confraternização em Cacoal

Uma confraternização com a presença dos presidentes de associações de moradores de diversos bairros e convidados marcou as comemorações dos 20 anos de fundação da União Municipal das Associações de Moradores de Cacoal (Umam). O evento foi realizado na noite da última sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, a presidente da entidade, professora Sônia Maria da Silva, fez um relato do processo de criação da Umam, que teve início bem antes da organização e regularização da instituição no fim dos da década de 1990. – Se hoje esta entidade existe é graças a dedicação de muitos líderes que sempre lutaram por melhorais para seus bairros e comunidades. E muitos desses pioneiros ainda permanecem na ativa até hoje – recordou.

 

Sônia também aproveitou para agradecer aos presidentes de associações de bairros pelo apoio na reorganização da entidade, que passou um período desativada.  A presidente destacou ainda a necessidade do respaldo da sociedade e do poder público com as ações defendidas pela corporação. – São tantas demandas, e muitas vezes somos incompreendidos e não recebemos as respostas que almejamos.Porém,  isso aumenta ainda mais nosso compromisso de lutar em prol de nossa comunidade. Problemas sempre estarão presentes em nossa caminhada, e só com a união de todos conseguiremos reduzir ou até eliminar seus efeitos- aponta professora Sônia, acrescentando que os atendimentos são realizados aos sábados pela manhã na Casa do Papai Noel, na praça em frente a prefeitura.

 

O vice-presidente da Umam, Edimar Kapiche também participou da celebração. Em sua fala, Kapiche parabenizou todas as associações de moradores de Cacoal e agradeceu a contribuição delas com a entidade. -São essas ações que fazem a Umam cada vez mais forte e participativa em prol da sociedade cacoalense, por isso parabenizo a todos que fazem parte da história desta entidade, que ao longo destes 20 anos pode contribuir com o desenvolvimento do nosso município, sempre defendendo os direitos sociais da comunidade – apontou.

Ao falar sobre reorganização da instituição, Edimar Kapiche destacou o empenho e a seriedade de cada membro envolvido. – Quero parabenizar todos os presidentes de bairros e toda a diretoria da Umam, em especial a presidente professora Sônia Maria pelo excelente trabalho á frente desta entidade, com muita responsabilidade e imparcialidade- expressou.

Celina Luiz Martins, umas das fundadoras da Umam, a presidente da associação de moradores do bairro Sociedade Bela Vista, enaltece que o apoio da sociedade é de fundamental importância para o sucesso das ações da Umam. – Essa é a entidade mantida por voluntários que lutam por condições mais dignas em suas comunidades. Fazemos isso por amor ao nosso bairro sem ganhar um centavo. A colaboração dos moradores é indispensável para o sucesso deste trabalho- enfatizou.
Fonte: Rogério Aderbal