Inscrições para III Concafé em Cacoal, RO, são encerradas

Encerrou na última semana as inscrições para o III Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). Em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, foram mais de 30 inscrições. O concurso vai eleger o café de melhor qualidade e sustentabilidade de todo estado.

Os vencedores serão anunciados em setembro em uma cerimônia realizada em Cacoal. De acordo com o coordenador do concurso, Janderson Dalazen, os cafeicultores serão convidados a participarem da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.

Este ano é a primeira vez que o cafeicultor Edimar Flegler participa do concurso. Segundo ele, não pode participar das outras edições. “Eu vim acompanhando e me adequando para ficar preparado e conseguir participar desse de agora”, disse o cafeicultor.

Na produção de café clonal, distribuída em quatro alqueires de plantação, Edimar conta com a ajuda do filho, o estudante de Agronomia Edimar Kippert Flegler. Mas, no concurso, eles serão concorrentes, já que cada um se inscreveu com uma muda diferente.

“Vamos ver o que os jurados vão achar. Aqui um sempre ajuda o outro. Ele passa os conhecimentos para mim e eu passo os conhecimentos para ele. Nosso trabalho é familiar. Agricultura familiar é o que mais movimenta o país”, afirma o acadêmico.

Para avaliar o melhor café, os jurados levarão em conta 10 requisitos, como aroma, sabor e cor. O cafeicultor Ronaldo da Silva Bento sabe bem sobre o que é cobrado. Em 2017, a propriedade dele ganhou o prêmio de sustentabilidade.

Para ele, o diferencial da propriedade foi a forma de produzir o café, aproveitando espaços para plantar milho e um depósito para embalagens de agrotóxicos, além da construção de um banheiro para os ajudantes da lavoura.

“Já veio bastante gente aqui visitar a propriedade, pessoas de fora. Isso para gente é de grande importância”, avalia Ronaldo.

As inscrições para o concurso se enceraram na úlyima terça-feira (31) e foram realizadas nas 80 unidades da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O coordenador do concurso Janderson, explicou que após a realização do Concafé, com a escolha dos produtores campeões, os produtores serão convidados a irem a Belo Horizonte na Semana Internacional do Café.

“Esse é um dos maiores eventos de café do mundo, tem gente de vários países circulando, provam os cafés e nosso café fica em evidência. Em 2017 tivemos nossa classificação em 2º, 3º e 4º melhor café do Brasil na competição que acontece lá. Com isso, nossos produtores estão ainda mais animados, trabalhando melhor as práticas para ter qualidade para também chegar a Belo horizonte e levar o nome de Rondônia”, destacou o coordenador.

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia está previsto para acontecer no dia 20 de setembro. O local ainda será definido pelos organizadores.

Fonte: G1