Justiça Eleitoral lacra urnas eletrônicas em Cacoal e Ministro Andreazza, RO

A Justiça Eleitoral deu início aos trabalhos de carga e lacração das urnas eletrônicas para a votação em Cacoal (RO) e Ministro Andreazza (RO), municípios da Zona da Mata, na terça-feira (2). A ideia é que o processo seja concluído nesta quarta-feira (3), mas o prazo pode ser prorrogado, caso necessário. Em Cacoal, foram disponibilizadas 254 urnas.

De acordo com a chefe de cartório Carine Cielo, o serviço é para garantir a segurança no dia da eleição, que acontece no próximo domingo (7).

Carine Cielo explica que o processo se resume em passar às urnas informações digitais dos candidatos, partidos, coligações e eleitores. Mesários e representantes do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) auxiliam no processo.

“Colocamos esses dados nas urnas e inclui a mídia onde serão gravados os resultados. Após esse processo de carga, elas são lacradas. Acompanham o trabalho a promotora e o juiz eleitoral. Ees assinam todos os lacres”, explicou Carine.

Em Cacoal, 254 urnas receberão cargas e serão lacradas. Cada equipamento corresponde a uma sessão de votação. Conforme a chefe de cartório, o procedimento é obrigatório e garante segurança no dia da eleição.

Além disso, testes são feitos para verificar se todos os dados como número dos candidatos, seção e zona, data e hora estão corretos e em perfeito funcionamento.

“Partidos e coligações também foram convocados, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aqui de Cacoal. Esse trabalho é uma cerimônia pública. Quem quiser participar e conhecer o processo as portas do fórum eleitoral estão abertas”, convidou a chefe.

O Fórum Eleitoral de Cacoal fica localizado na Rua Anísio Serrão, Centro. A eleição que elegerá deputado federal, deputado estadual, senadores, governador, presidente, acontece no domingo (7) das 8h as 17h.

Fonte: G1