Conab aponta capacidade de armazenagem superior a 1 milhão de toneladas em Rondonia

Os 205 armazéns cadastrados em Rondônia registram uma capacidade estática de armazenamento de grãos de 1,14 milhão de toneladas. Deste total, a maior parte, 971.453 toneladas são para a armazenagem a granel, deixando outras 170.735 toneladas para armazenamento convencional (ensacado). Os dados são resultados do trabalho de censo com a atualização de dados dos principais armazenadores privados no estado realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o levantamento, a maior parte da rede armazenadora pertence à rede privada, com 97,52% do total da capacidade estática, distribuídos em aproximadamente 41% nas áreas rurais, 23% nas áreas urbanas e 15% em regiões portuárias. Já o índice de armazenamento nas fazendas chega a 21%. Os demais armazéns no estado estão na própria rede da Companhia, cerca de 2%, e em cooperativas (0,46%).

Durante o censo, também foi realizado o cadastramento de novos armazéns em Rondônia. O trabalho permite levantar dados sobre quantas unidades estão estabelecidas nos municípios, registrar sua identificação, capacidade estática e características técnico-operacionais.

As informações coletadas são utilizadas pelo governo federal no planejamento de políticas públicas para o setor e ficam disponíveis para consultas no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas. Rondônia é o terceiro estado da região Norte com maior capacidade de armazenagem, sendo responsável por aproximadamente 23% da capacidade estática de armazenagem do norte do país.

Fonte: Imprensa/Conab