Políticas públicas levam desenvolvimento ao interior de Rondônia

No início do mês de setembro os julgadores dos projetos que concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visitaram a prefeitura de Rio Crespo. Em reunião com o representante da câmara dos vereadores, Tadeu Becker, a secretária de agricultura e meio ambiente, Simone Carvalho de Oliveira, o diretor da comissão permanente de licitação Givanilton Soares da Silva e da agente de desenvolvimento Ivanir Soares, foi avaliado o projeto Desenvolve Rio Crespo de Compras Governamentais.

Em avaliação anterior, o projeto foi um dos selecionados para receber a equipe de julgadores, essa pré-seleção teve lugar como uma das atividades resultantes do termo de cooperação com o Sebrae. No dia 5 de Abril de 2018 o prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio de Farias assinou o referido termo, abrindo as portas do município para a Implantação de políticas públicas com foco na melhoria da gestão pública. Até o mês de novembro o município será assistido pela facilitadora em políticas públicas Fernanda Aline Magnago.

O trabalho em Rio Crespo terá como base a Implementação da Lei Complementar 123/2006, Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE), abraçando seus principais eixos. Para que as Atividades gerem retorno para o município foi elaborado um plano de ação juntamente com o prefeito e as agentes de desenvolvimento Renata Nunes Romão e Ivanir Soares e contou com a participação de representantes de diversos setores da prefeitura.

O principal objetivo é potencializar as compras públicas para que as MPE, os agricultores familiares e os microempreendedores individuais (MEI) possam ter a prefeitura como sua principal cliente e parceira. Como ponto de partida para as ações foi realizado o primeiro workshop para empresários Locais, com o Tema “COMPRAS PÚBLICAS – Como Vender para Prefeitura”. O evento contemplou três palestras e contou com a participação do pregoeiro do município, Givanilton Soares, o analista do Sebrae de Ariquemes Felipe Miguel Kreuz e da Consultoria e Facilitadora do Sebrae em Politicas Publicas Fernanda Aline Magnago.

Em seguida foram realizadas atividades com um dia campo visitando propriedades e agroindústrias, onde foram apresentadas as ações, metas e desafios para o ano de 2018. Como resultado o prefeito do de Rio Crespo reuniu em seu gabinete 34 produtores rurais. Momento em que foi firmado um compromisso do com os produtores para fomentar da economia local, Nascendo o projeto de Lei Municipal denominado FOMENTANDO RIO CRESPO, que descreve ações para crescimento do município na linha do projeto que concorre ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Fonte: Assessoria