Escolas usam aplicativos para monitorar frequência de estudantes

tabletEscolas de Palmas estão usando a tecnologia para acompanhar a presença dos estudantes nas aulas. Em um colégio particular no setor Taquaralto, por exemplo, cada aluno possui um ipad. Nele, está registrada toda a vida estudantil e quando alguém falta, os pais são avisados.

“Eu fiquei doente uma época e aí meu pai não conseguiu avisar a escola e automaticamente enviaram a mensagem para o meu pai, mas ele já sabia”, conta o estudante João Pedro Nascimento.

Em outra escola no centro de Palmas, que funciona no terraço de um shopping, o controle da frequência é bem mais rigoroso. É feito na catraca, com as digitais dos estudantes.

“Como nosso sistema registra a entrada e a saída do aluno em tempo real, assim que ele passa pela catraca, o pai recebe no aplicativo que baixou no telefone, uma mensagem dizendo que aluno entrou ou saiu da escola, dependendo do horário”, explica o diretor da unidade Ronalt Oliviera.

O sistema de controle tem aprovação dos alunos. “É uma vantagem porque a gente acaba tendo uma relação muito boa entre colégio, aluno e pais porque não fica a dúvida se o estudante está ou não está [na escola]”, defende a estudante Isadora Leão.

Mesmo a escola funcionando no mesmo prédio de um shopping center, um dos ambientes preferidos dos jovens, fica difícil dar uma escapada sem o pai ou mãe ficar sabendo. “Não dá, sem a mãe saber, não dá”, afirma o aluno Felipe Maia.

alunosFonte: G1