Página para Chamada Escolar no AP tem problemas de internet no 1º dia

pagina-escolaLançada oficialmente às 10h desta terça-feira (18), a página na web destinada ao preenchimento de informações para a Chamada Escolar das redes estadual e municipal em Macapá e Santana apresentou falhas e permaneceu fora do ar durante todo o dia.

A ausência de conexão na área “inscrição” impediu que pais pudessem fornecer informações sobre vagas em escolas para 2017 no endereço www.escolapublica.ap.gov.br. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou a instabilidade da página e disse que o endereço voltou ao normal às 17h. O problema foi solucionado pelo Setor de Processamento de Dados do Amapá (Prodap).

O G1 acessou o site no fim da tarde e registrou a estabilidade da página. Tanto a Seed, quanto a Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed) explicaram que o preenchimento pode ser feito até 18 de novembro, e que a falta de sistema no primeiro dia não vai afetar a continuidade da Chamada Escolar.

Os órgãos esclarecem que esta fase é destinada para o levantamento de informações sobre novas vagas nos ensinos infantil, fundamental e médio. Os alvos são prioritariamente novos alunos e transferências de outros estados e da rede particular.

“Tivemos uma pequena procura hoje nas escolas, pois todo o processo será feito pela internet. Houve um problema no site, uma queda, e foi retomado novamente. Como é apenas a chamada, e não a matrícula, não teve tanto prejuízo nesse primeiro dia. Não precisam ter pressa”, explicou Cleiberton Santos, coordenador de matrículas da Semed.

Ao entrar no site, o responsável pelo aluno deve preencher informações básicas de contato como CPF, RG e comprovante de residência, no caso do estudante, devem ser fornecidos certidão de nascimento, CPF e carteira do Sistema Único de Saúde (SUS).

A inscrição unificada integra uma parceria entre as secretarias municipais de educação de Macapá e Santana, além da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Para a Zona Rural das duas cidades, além dos demais municípios do Amapá, a inscrição deve ser feita através de formulários impressos, informou a prefeitura de Macapá.

Fonte: G1