Foi inaugurada nesta sexta-feira, 11, na Avenida Jorge Teixeira, próximo ao terminal rodoviário em solenidade com a presença de diversas autoridades do Estado, magistrados e servidores da Justiça à nova unidade do Poder Judiciário de Rondônia. O prédio com rampas de acesso, elevador e salas de espera, estará à disposição da população a partir da próxima semana.
No novo prédio abrigará os Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, A Turma Recursal, que julga os recursos das decisões dos Juizados Especiais. Anteriormente algumas destes juizados funcionavam na Avenida Amazonas, no Bairro Nova Porto Velho.
Outras duas unidades que estão no novo endereço são as Centrais Judiciárias de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), dos Juizados Especiais, que funcionavam na Avenida Brasília; e a Cejusc que funcionava no Fórum Cível. A junção de várias unidades tende a facilitar o acesso da população aos diversos serviços judiciários que são colocados à disposição da sociedade.
O defensor público Raimundo Catanhêde agradeceu pela sala cedida à instituição. MP e OAB também têm espaço reservado. “Entrego, em nome da Administração, aos magistrados dos juizados especiais e da Turma Recursal todo esse ambiente a fim de que atendamos a população rondoniense naquilo no que nos comprometemos no dia em que tomamos posse” disse o presidente durante a solenidade, que ocorreu no interior do prédio, numa das amplas salas de espera.
Saldanha agradeceu a presença de todos, entre juízes desembargadores do TJRO, advogados e secretários de Estado. Além de Catanhêde e Sansão, também compuseram a mesa de honra da cerimônia os representantes do Ministério Público, sub procurador-geral Osvaldo Luiz de Araújo, da Ordem dos Advogados do Brasil, Fabrício Médice Jurado; do Poder Executivo, procurador-geral do Estado, Juracy Jorge da Silva.
Falando em nome dos magistrados e servidores da nova unidade, o juiz de Direito José Torres disse que “todos verão o nosso retorno”, referindo à melhoria das condições de trabalho, que deve refletir positivamente no atendimento às pessoas. Torres é o diretor do novo fórum e fez o descerramento da faixa e da placa do novo prédio da Justiça ao lado do presidente.
A partir do próximo dia 16 de novembro, dia seguinte ao feriado da terça-feira, o atendimento será normal, das 7h às 16h e das 16h às 18h.
FONTE: É FATO RONDÔNIA/COM INFORMAÇÕES ASSESSORIA – Fotos: Jean Richardson