Projeto que ampara crianças e adolescentes em situação de risco social é lançado em Cacoal, RO

Foi lançado no último fim de semana em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, o projeto “Abraço de Mãe”. Crianças e adolescentes com alto risco de vulnerabilidade serão atendidos pela iniciativa. As ações foram apresentadas no auditório do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). O projeto é uma iniciativa da Casa de Acolhida São Camilo.

A ideia partiu de uma instituição que já é acostumada a acolher pessoas idosas, com deficiências, em situação de rua, doentes acamados ou que foram abandonados pela família. O projeto Abraço de Mãe dará assistência para crianças e adolescentes com até 18 anos. Já estão cadastrados 80. Aa ideia, em um primeiro momento, é acolher até 100.

“A Casa de Acolhida São Camilo já existe há 15 anos em Cacoal, atendendo o estado. Hoje contamos com 87 moradores permanentes. Olhando para a necessidade da criança e do adolescente desassistido que precisa de apoio, sentimos a necessidade de estender esse trabalho”, disse a fundadora da Casa de Acolhida São Camilo, Santa Selma Rodrigues.

Leandro Rodrigues Lima é médico psiquiatra, especializado no atendimento do público infantil e adolescente. Ao saber do projeto, se voluntariou. Ele pretende vir de Porto Velho, onde mora, para fazer as consultas.

“A faixa etária da infância e adolescente requer um cuidado especializado. Mas, está exposta a negligência como maus tratos. Vejo esse projeto como essencial importância para o estado”, avaliou o médico.

O Abraço de Mãe foi lançado na mesma semana em que se comemorou os 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

“A lei diz que o dever do estado dar um suporte, mas sabemos que o poder público não tem recurso para fazer tudo. Então fazemos parcerias com entidades civis, que prestam um bom atendimento, um bom serviço, como a São Camilo. No que for possível, a Defensoria Pública dará o suporte”, disse o defensor público Roberson Bertone de Jesus.

Fonte: G1