Projeto ‘Movimento Rondônia pela Educação’ em Castanheiras

No município de Castanheiras (RO), na EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental, Vasco da Gama, foi implantado o Projeto ‘Movimento Rondônia pela Educação’, com o objetivo de preparar os alunos do 5º ano para a Prova Brasil.

Os alunos da escola da Escola Municipal Marques Barbacena, de Jardinópolis, Distrito do Município de Castanheiras, também estão participando do Projeto ‘Movimento Rondônia pela Educação’.

O Movimento surgiu na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) a partir de uma iniciativa observada em Santa Catarina na qual várias entidades se tornaram signatárias da proposta. A ideia original veio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e visa mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o poder público para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino.

Esse projeto disponibiliza material de reforço escolar em Português e Matemática com perspectivas de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas municipais de Rondônia.

Através de uma reunião com o Ex-Governador, Daniel Pereira, hoje atual Diretor-Superintendente do Sebrae em Rondônia, a Secretaria Municipal de Educação, Eliana Ferrari, conheceu o projeto e com objetivo de fortalecer a educação no Município de Castanheiras, através da administração municipal trouxe o projeto para escola Vasco da Gama.

De acordo com Secretaria de Educação, Eliana Ferrari, através do Projeto ‘Movimento Rondônia pela Educação’, a escola criou o “Projeto de Olho na Prova Brasil” e destaca; “estamos trabalhando para isso, para preparar as crianças para realizar a prova, o SEBRAE é um parceiro importante nessa jornada, pois ele deu todo apoio através das cartilhas e nós entramos com o profissional e articulação na escola”.

O Movimento Rondônia pela Educação surgiu para melhoria da qualidade da educação, garantindo que os alunos estejam preparados para realização da Prova Brasil e futuramente preparados para ingressar num curso técnico ou faculdade.

Porém todo trabalho desenvolvido é acompanhado pela equipe de orientação pedagógica da escola, destaca a Orientadora pedagógica, Maria Aparecida. Segundo Maria Aparecida; “estamos trabalhando focado naquilo que vai realmente se expor na prova de avaliação externa, então os alunos estão contentes porque eles estão vendo que está tendo resultado dentro do conhecimento, nós realizamos um monitoramento daquilo que eles sabem e do que eles não sabem, para aproveitarmos o tempo e trabalhar realmente o que é eles precisam para obter bons resultados nas provas”.

Para o Professor Vilmar Francisco, o projeto veio em boa hora, pois todos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Vasco da Gama, professores e direção estão trabalhando também com o objetivo de alcançar o IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e o projeto veio para somar e ajudar alcançar esse sonho.

O Diretor da escola, João Eudes, ressalta que; os dois projetos” Movimento Rondônia pela Educação e de Olho na Prova Brasil, implantados na escola vieram para aprimorar o perfil dos alunos e aproximar os pais e alunos da escola, pois essa agregação é muito importante nos dias de hoje, o envolvimento das autoridades do município preocupados com a educação, pois merece um olhar especial, a esperança e ter um bom resultado no final do projeto.

Os alunos do 5º ano A e B estão todos empolgados e empenhados no projeto, pois os 45 alunos querem se sair bem na prova Brasil. A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, são avaliações para diagnóstico, em larga escala, têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional e os alunos, Maria Eduarda e Guilherme Barbiere, garantem estar preparados para avaliação que acontece entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro de 2019.

O maior objetivo da educação no município de Castanheiras é buscar caminhos para garantir a devida alfabetização na idade certa, garantindo que alunos tenham um bom aprendizado. Com a participação de cada um será possível alinhar ações conjuntas, envolver a sociedade e criar possibilidades de uma comunidade com maior apreço à educação, disse o prefeito, Alcides Zacarias.