A matemática por vários caminhos

Os alunos do Ensino Médio do professor Evandro Carlos, da Escola Daniel Berg, estão tendo a oportunidade de aprender a buscar soluções diferentes para o mesmo problema matemático. Usando o método Team-Based Learning (TBL), ou aprendizado baseado em equipe, o professor incentiva os alunos a se empenharem para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

Segundo Evandro, uma das características mais importantes do TBL é o fato de que os alunos envolvidos nos grupos são incentivados a se preparar previamente, uma vez que podem ser lançados desafios para os grupos antes, durante ou após as aulas. Ele explica que não há necessidade de que os estudantes possuam conhecimento prévio sobre trabalho em equipe, uma vez que estes serão submetidos à atividades que farão com que eles desenvolvam essas habilidades de forma natural.

Evandro explicou também que a fundamentação teórica do TBL é baseada no construtivismo, fazendo com que o professor não seja uma figura autoritária, passando a ser um facilitador da aprendizagem dos estudantes envolvidos, em um ambiente igualitário.

Fonte: Eli Batista